Animais da Comunidade

NAV - Núcleo de Atendimento Veterinário

O projeto teve início em 26 abril de 2008

Inicialmente, o trabalho acontecia todos os sábados e contava com a participação de um veterinário contratado , uma moradora da Comunidade e duas voluntárias fundadoras da ONG.

 

Eram atendidos em média por semana 40 animais. Quase sempre eram as crianças que levavam seus animais para consulta  pois os pais trabalhavam. Portanto, para atingir o objetivo foi preciso que os veterinários simplificassem os procedimentos e informações para que as crianças pudessem entender o que era explicado e, dentro do possível, aplicar as recomendações .

 

Na rotina do trabalho, vários imprevistos foram acontecendo como:

 

  • Animais que exigiam tratamento mais intensivo e internação.

  • Animais que exigiam procedimentos cirúrgicos;

  • Animais que precisavam de rx, ultra som

  • Animais que precisavam de consulta com especialista como oftalmologista;

 

Tais demandas indicou que o projeto requeria um staff veterinário. Para isso,contou-se  com o apoio total da  Hospital Veterinário Animal Center e posteriormente com a Clínica Veterinária da Bichos Gerais.

 

Desta forma, os animais que exigiam tratamento diferenciado eram internados  e posteriormente devolvidos aos donos.

 

Logo que o projeto tornou-se conhecido na Comunidade, o número de pacientes na maioria das vezes, era superior a capacidade de atendimento.

 

Atualmente,  aos sábados temos dois veterinários atendendo simultaneamente e abrimos 01 vez por semana para realização de cirurgias de castração.

 

A sustentabilidade do projeto depende exclusivamente dos recursos gerados pelos serviços da Clínica Veterinária da Bichos Gerais. Arcamos com despesas operacionais: aluguel, água, luz, além dos honorários dos veterinários, enfermeiros e medicamentos.

 

O trabalho destaca-se por oferecer gratuitamente atendimento veterinário aos animais da comunidade.

 

Todo final de ano celebra-se o trabalho realizado com uma festa de Natal para as crianças da comunidade. A festa vem crescendo ano a ano e são oferecidos  para as crianças momentos com muitas brincadeiras, teatrinhos, mesa farta e muitos presentes. Como diferencial, são homenageados e presenteados crianças que se destacaram no cuidado com seus animais durante todo o ano.

O Início

 

O projeto foi formulado em 2008 e o objetivo era criar  condições mínimas de atendimento veterinário aos animais residentes em comunidades carentes.

 

Resultado esperado:

 

  • Reduzir do número de animais abandonados.

  • Diminuir as zoonoses.

  • Oferecer atendimento veterinário aos animais de comunidades. 

  • Conscientizar continuamente a população para o bom trato dos animais.

  • Esterilizar os animais visando controlar a população. 

  • Sistematizar a metodologia para a aplicação em outras localidades.
     

 

Ação

 

Implantar um consultório veterinário para atividades de pronto atendimento.

 

Resultado esperado:

 

  • Implantar um consultório veterinário para atividades de pronto atendimento;

  • Propiciar aos animais domésticos da“ Vila Bispo de Maura”acompanhamento veterinário;

  • Conscientizar continuamente a população para o bom trato dos animais;

  • Esterilizar os animais da população conscientizada sobre o controle populacional;

  • Sistematização da metodologia para a aplicação em outras localidades.

Vila Bispo de Maura

O projeto concorreu a premiação deSmallGrants da WSPA cujo prêmio foi de  5.000,00$ e foi classificado em  1º lugar. Os recursos foram utilizados para montagem do  Núcleo na Vila Bispo de Maura.

 

A Comunidade de Bispo de Maura foi escolhida para iniciar o projeto por ser um lugar já conhecido pela Associação Bichos Gerais Muitos animais ficavam soltos à procura de alimento e aqueles domiciliados não tinham nenhuma assistência veterinária, devido à falta de recursos de seus proprietários.

 

Além disso, existia uma constante introdução de animais novos na comunidade propiciando o surgimento de  doenças e mais abandonos. Constatou-se a premente necessidade de um atendimento básico veterinário no sentido de promover uma melhora na qualidade de vida dos animais.

Ajude, faça sua doação

Muitas pessoas não dispõem de condições para se dedicarem a trabalhos voluntários voltados para a causa animal , mas todavia desejam ajudar.


Assim, por seu intermédio a Associação Bichos Gerais pode potencializar seus trabalhos.